domingo, 25 de outubro de 2009

O aquecimento e ascensão do mercado atacadista e o Brás como o principal pólo do país

Segundo dados da ABIT (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção) o setor atacadista de moda, faturou em 2008 cerca de 43 bilhões de dólares e colocou o Brasil como o sexto maior produtor têxtil do mundo.



No ranking do PIB têxtil dos estados brasileiros, São Paulo aparece na liderança como o maior produtor têxtil do Brasil.


O atacado de moda tem um peso enorme na economia, a indústria têxtil de confecção está entre as que mais empregam.


Comerciantes de todo o país procuram o grande centro atacadista de moda de São Paulo, o Brás e o Bom Retiro. Pensando nos números angariados por esses pólos é inevitável pensar na Indústria da Moda como um todo, eles possuem milhares de lojas, fábricas próprias, variedade de produtos fabricados velozmente, consumidores e como conseqüência, milhares de empregos gerados.

Outros pólos atacadistas estão surgindo, não apenas dentro de São Paulo, mas também, fora dos estados, mas mesmo assim, muitos são os empresários de outros estados que procuram os grandes pólos atacadistas de São Paulo, já que eles possuem força por conta dos produtos, tradição, inovação e especialização.


A valorização imobiliária que acontece no Brás e Bom retiro, por exemplo, é um demonstrativo dessa ascensão que o setor passa, o metro quadrado está ficando mais caro e a clientela mais exigente.

O Brás oferece milhares de estabelecimentos atacadistas e infra-estrutura para receber turistas compradores de todos os locais do Brasil. E ainda conta com o maior Shopping atacadista da América Latina, o Mega Pólo Moda, com 400 lojas, 35 mil cadastros de clientes, faturamento em torno dos 500 milhões de reais por ano e, segundo a coordenadora de guias turísticos do shopping, Samantha Pires, eles recebem em média 150 ônibus por mês de lojistas vindos de outras cidades e Estados, em busca de mercadorias.








Segundo a Alobrás (Associação dos lojistas do Brás), os números do bairro são os seguintes:



  •  Em número é o maior pólo de confecção do País

  • Gera aproximadamente 150 mil empregos diretos e 250 mil indiretos

  • 250 mil pessoas circulam no bairro (o número chega a duplicar em datas comemorativas) -             


  • O faturamento anual em 2008 foi de 8,5 bilhões de reais


Para mais informações acessem os sites:
 
www.abit.org.br
www.alobras.com.br
www.megapolomoda.com.br
www.cdlbomretiro.org.br
 
 
 



Rafaella Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário