domingo, 25 de outubro de 2009

A mudança do comportamento masculino em relação a vaidade e a busca pela aparência jovem, direciona transformações na moda

O consumidor masculino está cada vez mais interessado em unir qualidade, conforto e vaidade na compra de vestuário, como conseqüência, percebe-se na moda masculina atual, modelagens diferenciadas, mais modernas e confortáveis, tecidos tecnológicos e inovadores, com valor agregado e tendências.









Segundo a ABIT ( Associação Brasileira da Indústria Têxtil) , o segmento de moda representa 35% da produção de vestuário no Brasil, o equivalente a 17% da receita total do setor têxtil e de confecção. Em 2008, foram confeccionadas 2,17 bilhões de peças.


Em relação a concentração das vendas de moda masculina nas regiões do Brasil, a ABIT afirma que a região sudeste concentra 50%, a Sul (20%), Nordeste (18%), Centro-Oeste (8%) e , por fim, Norte (4%). Tais dados levam a crer que os homens mais vaidosos em relação a vestuário se encontram na região sudeste.


Rogério Meirelles, diretor da Artefios, diz que a moda masculina passa por mudanças há mais ou menos três anos, por conta da independência das mulheres, que levou o homem a precisar comprar suas próprias roupas, o que antigamente era tarefa da esposa. Como o perfil de decisão se alterou, os homens começaram a notar mais as cores e modelagens e passaram a acompanhar as tendências. Ele diz também que homens mais velhos buscam se vestir como jovens e que para atender esse desejo, ele precisou reajustar os cortes e cartelas de cores, mas se preocupando com o conforto.

O conforto é um valor desejado pelo público masculino, Meirelles faz uma comparação a esse valor em relação ao público feminino, dizendo que as mulheres quando gostam de uma peça, compram sem se importar com o desconforto (incomodo, peça apertada), diferente do homem, que preza pelo conforto.


O diretor da Le Mark, Ronaldo Alves, diz que os homens atuais estão em busca de cores e roupas mais jovens. Percebe-se cada vez mais o uso de modelagens mais justas e despojadas, como as peças Slim. Ele aponta também a mudança da preferência em relação à cartela de cores, dando o exemplo do rosa, laranja, lilás, roxo, uva, entre outros tons diferenciados que hoje são bastante procurados, o que não acontecia antigamente.






O diretor da Lazco (marca de cintos), completa os raciocínios acima, afirmando a mudança do comportamento masculino. Ele diz que a marca está no mercado há 65 anos e no começo só trabalhavam com cintos sócias, porém, há alguns anos, para atender a demanda que pedia produtos mais jovens, começaram a desenvolver linhas mais casuais. E hoje, 50% das vendas da marca são dos acessórios casuais, lembrando que o público é mais ou menos o mesmo, o que mudou foi o perfil dos homens mais velhos em busca da aparência jovem e da vaidade.



Percebe-se com os números crescentes do mercado de moda masculina e com a adequação e mudanças da moda para atender aos homens, que estes estão cada vez mais seduzido pela arte do bem vestir. O homem está mais vaidoso, mais preocupado com a aparência, com a qualidade de vida e isso se estende à moda.




Rafaella Santos


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